quarta-feira, 13 de maio de 2009

"O TERCEIRO HOMEM" COM ORSON WELLES DIA 18/05/09 ÀS 19 H


"O TERCEIRO HOMEM"
Original: The Third Man- Inglaterra,1949
Direção de Carol Reed
Roteiro de Graham Greene com colaboração não creditada de Orson Welles.
Fotografia de Robert Krasker
Musica de Anton Karas
Elenco: Joseph Cotten, Alida Valli, Orson Welles,Trevor Howard, Bernard Lee.
Argumento: Um escritor norte-americano de livros populares vai procurar um amigo em Viena logo depois da 2ª. Guerra Mundial. Lá chegando recebe a noticia que o amigo havia morrido atropelado. Mas não demora em ver essa figura passar por uma praça, à noite. Seguindo o que lhe parece um fantasma, envolve-se numa aventura de espionagem e intriga policial tendo como cenário os esgotos da capital austríaca.
Importância Histórica: O filme ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes em 1949. Sucesso de critica e de público, foi ajudado pela música de Karas tocada em cítara que ainda hoje se inscreve entre os clássicos do gênero. Diz-se que Orson Welles dirigiu boa parte do roteiro. O autor de “Cidadão Kane” saía de Hollywood depois de se considerar violentado pelos produtores e, nesta escala inglesa “fez o que quis”, marcando com sua presença um “thriller” de suspense muitas vezes copiado, mas não igualado.
Após a exibição do filme haverá um debate entre os espectadores e críticos da ACCPA (Associação dos Crítícos de Cinema do Pará)

"O Terceiro Homem"
Exibição Segunda-feira Dia 18/05/09
Horário : 19 h
Entrada Franca
Local : Cineclube Alexandrino Moreira (Auditório do IAP, ao lado da Basílica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário