terça-feira, 28 de abril de 2009

"GUNDA DIN" COM CARY GRANT DIA 04/05 ÀS 19 H


"GUNGA DIN"

Origem: EUA, 1939

Direção de George Stevens

Roteiro de Joel Syre e Fred Guil de um argumento de Bem Hecht e Charles MacArthur com base em um poema de Rudyard Kipling.

Elenco: Cary Grant, Victor McLaglen. Douglas Fairbanks Jr, Sam Jaffe,Eduardo Cianelli, Joan Fontaine.

Argumento: Durante a campanha colonialista inglesa na Índia do século XIX três soldados amigos (Cary Grant, Victor McLaglen e Douglas Fairbanks Jr) exploram a região dos Thuggee, adoradores da deusa da morte, Kali. Brincalhões, eles enfrentam os fanáticos e tentam salvar uma patrulha que se aproxima de uma emboscada. Mas desta vez o heroísmo cabe ao corneteiro do pelotão, o indiano Din (Sam Jaffe), que sacrifica a própria vida para salvar seus amigos ingleses.

Importância Histórica: Muitos filmes exaltaram o colonialismo inglês, como “As 4 Penas Brancas” e “Beau Geste”. Mas “Gunga Din” o faz de forma alegre prestigiando um tipo local, um indiano aparentemente frágil que se revela o herói da história mesmo favorecendo os estrangeiros que ocupam o seu país.A aventura de heróis ousados é tratada em ritmo vertiginoso pelo diretor que mais tarde faria clássicos como “Os Brutos Também Amam”(Shane) e “Um Lugar ao Sol”. Douglas Fairbanks Jr tem a chance de fazer um papel típico do que fazia o seu pai no cinema mudo e Cary Grant, mesmo na pele de um audacioso soldado é o mesmo comediante de clássicos dirigidos por Howard Hawks ou Leo McCarey.

Data de Exibição : 04/05/09

Local : Cine Clube Alexandrino Moreira - Auditório do IAP (Instituto de Artes do Pará) ao lado da Basília de Nazaré

Horário : 19 h

Entrada Franca com debate entre os presentes após a exibição do filme


Programação : ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará)


Nenhum comentário:

Postar um comentário