quinta-feira, 15 de julho de 2010

"SOLARIS" DE ANDREI TARKOVSKI DIA 26/07/10

"SOLARIS"
Original-Solaris-URSS -1972
Direção de Andrei Trakovski
Roteiro de Tarkovski e Friedrich Gorenstein baseado no livro de Stanislaw Lem
Fotografia de Vadim Yusov
Música: Peludio em fá menor de Bach e Eduard Artemiev.
Elenco: Donata Banionis, Natalia Bondartchuk, Anatoli Solonitsyn.
Agumento: Situações estranhas acontecem na sonda espacial que órbita o planeta Solaris, um mundo aquático.Um astronauta é enviado para observar o problema e acaba se envolvendo na fantástica capacidade do planeta materializar os pensamentos das pessoas e com isso fazer ressurgir figuras familiares já mortas, como a mulher deste astronauta.
Importância Histórica : O filme é uma das mais caras produções da antiga União Soviética e a sua concepção cinematográfica muito pessoal gerou criticas dos produtores que esperavam concorrer com as “science-fictions” americanas. Mudando radicalmente o roteiro a ponto de desagradar o autor do livro original, Tarkovski imprimiu a sua característica de diretor e ampliou a idéia da materialização dos pensamentos para dar margem à sua pesquisa de cinema introspectivo e poético. Gerou um filme inteligente e fascinante que recebeu o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes e o BAFTA (prêmio inglês).

SESSÃO ACCPA/IAP
CINECLUBE ALEXANDRINO MOREIRA
(AUDITÓRIO DO IAP - INSTITUTO DE ARTES DO PARÁ)
"SOLARIS"
SEGUNDA-FEIRA DIA 26/07/10
ENTRADA FRANCA
INADEQUADO PARA MENORES DE 12 ANOS
APÓS O FILME, DEBATE ENTRE O PÚBLICO E CRÍTICOS DA ACCPA
PROGRAMAÇAO : ACCPA

Um comentário:

  1. Obra-prima do melhor cineasta de todos os tempos. O mestre dos mestres. Solyaris é talvez o filme mais subvalorizado dele (mesmo por ele era o mais odiado), mas constitui uma excelente reflexão sobre a mente humana, sobre os medos e fantasmas do ser humano.

    Parabéns pelo blog :)

    ResponderExcluir