segunda-feira, 9 de novembro de 2009

"ANAHY DE LAS MISIONES" DIA 09/11/09 ÀS 19 H

O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibe nesta segunda-feira (9) o longa nacional “Anahy de las Misiones”, de Sérgio Silva. A exibição acontece às 19h, com entrada franca.“Anahy de las Misiones” conta a saga de uma mulher e seus filhos lutando pela sobrevivência durante o período mais conturbado da história do Rio Grande do Sul, a Revolução Farroupilha (1835-1845). Arrastando um velho carroção com a ajuda dos filhos – Solano (Marcos Palmeira), Teobaldo (Claudio Gabriel), Luna (Dira Paes) e Leonardo (Fernando Alves Pinto) - Anahy (Araci Esteves) só tem um objetivo: manter unida sua família. Para sobreviver, perambulam pelo Rio Grande no rastro das escaramuças entre os farroupilhas (revolucionários) e caramurus (legalistas, defensores do Império), recolhendo os despojos dos combates e negociando-os nos acampamentos dos soldados de ambas as facções. Inevitavelmente, o conflito se infiltrará em sua vida, e Anahy assistirá impotente à dissolução de sua família. Primeiro Teobaldo, que se une aos farrapos, incentivado por Manoel (Matheus Nachtergaele), jovem ferido que se agregou ao grupo. Mais tarde, Leonardo morre pelas mãos de um soldado.
"Anahy de Las Misiones" ganhou os prêmios de Melhor Filme, Roteiro (Sérgio Silva e Gustavo Fernandez), Direção de Arte (Luiz Fernando Pereira), Ator (Marcos Palmeira), Atriz (Araci Esteves), Atriz Coadjuvante (Dira Paes), Prêmio Líder e Prêmio Unesco no Festival de Brasília em 1997 e Prêmio de Melhor Atriz (Araci Esteves) no Festival do Cinema Latino-Americano de Trieste, Itália, em 1998.

Serviço:
“Anahy de las Misiones”, no Cineclube Alexandrino Moreira. Segunda-feira (9), às 19h, no auditório do Instituto de Artes do Pará (Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica). Entrada franca. Informações: (91) 4006 2947

Nenhum comentário:

Postar um comentário