quarta-feira, 25 de novembro de 2009

"BLOW UP" DE MICHELANGELO ANTONIONI DIA 30/11/09

"BLOW UP"
Inglaterra/Itália 1966
Produção de Carlo Ponti.
Direção e roteiro de Michelangelo Antonioni
Auxiliar no roteiro: Tonino Guerra (da obra de Julio Cortazar)
Fotografia de Carlo di Palma
Música de Herbie Hancock
Elenco: David Hemmings, Vanessa Redgrave, Sarah Miles,John Castle, Jane Birkin.
Resumo do Argumento: Um fotografo profissional descobre, ao ampliar uma foto tirada em um bosque, que há o corpo de um homem estirado na mata. As diversas ampliações confirmam o achado, mas não se sabe de maisdetalhes.
Importância Histórica: Vencedor de muitos prêmios internacionais o filme é o primeiro que o consagrado cineasta italiano faz em inglês.Uma leve intriga policial serve a um painel criativo, com nuances surrealistas da sociedade ocidental nos anos 60, levando à uma visão oportuna do movimento cultural (ou contracultura), a fechar com uma seqüência antológica de um jogo de tênis....sem bola.Para muitos historiadores é o melhor filme do diretor, estando mesmoacima da famosa trilogia da incomunicabilidade (“A Aventura”, “ANoite” e “Eclipse”).

SESSÃO ACCPA/IAP
"BLOW UP"
Cineclube Alexandrino Moreira
Segunda Dia 30/11/09
19 h
Entrada Franca
Após o filme, debate entre o público e críticos da ACCPA

Programação : ACCPA

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

"ANAHY DE LAS MISIONES" DIA 09/11/09 ÀS 19 H

O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibe nesta segunda-feira (9) o longa nacional “Anahy de las Misiones”, de Sérgio Silva. A exibição acontece às 19h, com entrada franca.“Anahy de las Misiones” conta a saga de uma mulher e seus filhos lutando pela sobrevivência durante o período mais conturbado da história do Rio Grande do Sul, a Revolução Farroupilha (1835-1845). Arrastando um velho carroção com a ajuda dos filhos – Solano (Marcos Palmeira), Teobaldo (Claudio Gabriel), Luna (Dira Paes) e Leonardo (Fernando Alves Pinto) - Anahy (Araci Esteves) só tem um objetivo: manter unida sua família. Para sobreviver, perambulam pelo Rio Grande no rastro das escaramuças entre os farroupilhas (revolucionários) e caramurus (legalistas, defensores do Império), recolhendo os despojos dos combates e negociando-os nos acampamentos dos soldados de ambas as facções. Inevitavelmente, o conflito se infiltrará em sua vida, e Anahy assistirá impotente à dissolução de sua família. Primeiro Teobaldo, que se une aos farrapos, incentivado por Manoel (Matheus Nachtergaele), jovem ferido que se agregou ao grupo. Mais tarde, Leonardo morre pelas mãos de um soldado.
"Anahy de Las Misiones" ganhou os prêmios de Melhor Filme, Roteiro (Sérgio Silva e Gustavo Fernandez), Direção de Arte (Luiz Fernando Pereira), Ator (Marcos Palmeira), Atriz (Araci Esteves), Atriz Coadjuvante (Dira Paes), Prêmio Líder e Prêmio Unesco no Festival de Brasília em 1997 e Prêmio de Melhor Atriz (Araci Esteves) no Festival do Cinema Latino-Americano de Trieste, Itália, em 1998.

Serviço:
“Anahy de las Misiones”, no Cineclube Alexandrino Moreira. Segunda-feira (9), às 19h, no auditório do Instituto de Artes do Pará (Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica). Entrada franca. Informações: (91) 4006 2947