sexta-feira, 7 de agosto de 2009

"OS INCOMPREENDIDOS" DE TRUFFAUT DIA 17/08 EM HOMENAGEM AOS 50 ANOS DA NOUVELLE VAGUE

"OS INCOMPREENDIDOS"
Original: Les 400 Coups-França,1959
Direção de François Triffaut
Roteiro de Truffaut e Marcel Moussy .
Fotografia de Henri Decae
Música de Jean Constantin
Elenco: Jean Pierre Léaud,Claire Maurier,Albert Rémy, Guy Decomble e Georges Flamant.
Resumo : Antoine Doinel , adolescente que vive em Paris com a mãe e o padrasto, sente-se oprimido pela ausência de carinho e o mau encaminhamento na escola. Com o colega René passa a executar alguns “golpes”(dão o titulo original “400 Golpes”) como roubar cartazes de filmes exibidos nas galerias de cinemas, e dá-se mal quando tenta levar a máquina e escrever de um escritório. Jogado pela família numa escola correcional, depois de dois dias preso numa delegacia, consegue fugir e chegar ao mar que nunca havia visto.

Importância Histórica: O primeiro longa-metragem de François Truffaut (1932-1984) praticamente inaugurou o movimento “Nouvelle Vague”, proposta de renovação estética do cinema francês comanda por críticos da revista “Cahiers du Cinema” (ele, Jean Luc Godard, Claude Chabrol, Eric Rhomer e Jacques Rivette, chamados por eles mesmos de “jovens turcos”).
Com farpas biográficas o filme exibe influencias do movimento neo-realista e uma grande sensibilidade, característica que perseguiria a obra de Truffaut diferindo-a do que fizeram os seus colegas.O cineasta trabalhou intensamente até morrer, não só dirigindo como atuando (ele interpretou o cientista de “Contatos Imediatos do 3° Grau” e o professor de “O garoto Selvagem”). Amava o cinema e sempre demonstrou isso. O ator Jean Pierre Léaud e a personagem Antoine Doinel seriam vistos como o seu “alter ego”, aparecendo em pelo menos 5 filmes onde se inclui a seqüência de “Os Incompreendidos”, o curta-metragem da coletânea “Amor aos 20 Anos”.

SESSÃO ACCPA/IAP
Cineclube Alexandrino Moreira
(Auditório do Iap, ao lado da Basílica de Nazaré)
Segunda-feira Dia 17/08/09
Horário : 19 h
Entrada Franca
*Após a sessão, debate entre os presentes e críticos da ACCPA

Próximos Programas :
Segunda-feira Dia 24/08 - "A Morte num Beijo" de Robert Aldrich
Segunda-Feira Dia 31/08 - "Consciências Mortas" de William Wellman


Nenhum comentário:

Postar um comentário