Origem; EUA, 1939.
Direção de Ernst Lubitsch
Roteiro de Charles Brackett, Billy Wilder, Walter Reisch de um livro de Melchior Lengyel.
Fotografia de William H. Daniels
Música de Werner R. Heymann
Elenco: Greta Garbo, Melvyn Douglas, Ina Claire, Bela Lugosi,Sig Ruman.
Resumo do argumento: Três russos vão a Paris vender as jóias da Duquesa Swana. Mas os seus superiores na União Soviética mandam um emissário saber dos negócios e trazer de volta os vendedores. O emissário é a oficial Ninotchka (Garbo), comunista convicta que pretende resistir aos encantos da cidade capitalista, mas sucumbe aos galanteios de um garboso francês (Douglas). Importância histórica: O filme foi anunciado com a frase “Garbo ri”. Explica-se: a atriz sueca, uma das estrelas mais fulgurantes do cinema desde a fase muda, havia feito mais de duas dezenas de filmes dramáticos. O seu perfil de seriedade parecia imune à comédia. Mas assim, como a personagem do filme de Lubitsch, ela deixou-se seduzir pelo tema e, numa seqüência, dá uma prolongada gargalhada (quando Melvyn Douglas cai de uma cadeira num restaurante).Lubitsch dizia que “ao menos duas vezes ao dia até mesmo o mais digno dos seres humanos banca o ridículo”. Desta forma defendia o que se conhecia como “Lubitsch touch” ou o seu modo de dirigir comédia. Ele, afinal, foi o professor de Billy Wilder, diretor de jóias do gênero como “Quanto Mais Quente Melhor”.Em 1957 a MGM refez o argumento em um musical chamado “Meias de Seda”(Silk Stockins) com música de Cole Porter e interpretações de Fred Astaire e Cyd Charisse. Foi o último filme do consagrado diretor de dramas Rubem Mamouliam.
SESSÃO ACCPA
"NINOTCHKA"
CINE CLUBE ALEXANDRINO MOREIRA
AUDITÓRIO DO IAP (ao lado da Basílica de Nazaré)
SEGUNDA DIA 13/07/09
HORÁRIO : 19 H
ENTRADA FRANCA
*Após a exibição do filme, debate entre o público e os críticos da ACCPA
"NINOTCHKA"
CINE CLUBE ALEXANDRINO MOREIRA
AUDITÓRIO DO IAP (ao lado da Basílica de Nazaré)
SEGUNDA DIA 13/07/09
HORÁRIO : 19 H
ENTRADA FRANCA
*Após a exibição do filme, debate entre o público e os críticos da ACCPA
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