"VERDADES E MENTIRAS"
Original: Verités et Mensonges-França, 1973
Direção e roteiro de Orson Welles com a colaboração de Ojar Kodar.
Elenco: Welles, Ojar Kodar, François Reinchembach, Joseph Cotten (participação especial).
Argumento: O húngaro Elmyr de Hory imitou estilos de diversos pintores clássicos e vendeu os quadros a colecionadores e museus. Ele também escreveu uma falsa biografia do milionário (e cineasta) Howard Hughes.
Importância Histórica : Último longa-metragem de Orson Welles (Cidadão Kane/A Marca da Maldade/O Processo) apresentado por ele como um prestidigitador que apresenta a lendária figura do falsário Elmyr, divagando sobre o que é original e o que é copia de uma obra de arte. Welles se diz um “canastrão” e lança uma de suas ironias quando pede que se acredite em uma hora de seu filme (que leva nas telas um pouco tempo mais). “O restante eu não asseguro” diz ele.
SESSÃO ACCPA/IAP
CINE CLUBE ALEXANDRINO MOREIRA
"VERDADES E MENTIRAS"
AUDITÓRIO DO IAP (Instituto de Artes do Pará)
SEGUNDA-FEIRA 28/11/11
HORÁRIO : 19 H
ENTRADA FRANCA
INADEQUADO PARA MENORES DE 12 ANOS
APÓS O FILME, DEBATE ENTRE O PÚBLICO PRESENTE E CRÍTICOS DA ACCPA
APOIO : ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará)
terça-feira, 15 de novembro de 2011
domingo, 10 de abril de 2011
"JONAS QUE TERÁ 25 ANOS NO ANO 200" - DIA 11/04/11
"JONAS QUE TERÁ 25 ANOS NO ANO 2000"
Original: Jonas Qui Aura 25 Ans en l'an 2000-Suiça Ano de Produção: 1976 Direção : Alain Tanner Elenco : Jean-Luc Bideau, Rufus, Miou-Miou Sinopse: O filme segue a vida de um grupo de 8 pessoas, na sequência da agitação social e política de maio de 1968 na França, incluindo um professor de história, um sindicalista e um boêmio. Importância Histórica: O diretor Alain Tanner é um dos fundadores do “Groupe Cinque”, que reuniu jovens cineastas suíços no início dos anos 60, influenciados pela NOUVELLE VAGUE. Realizador de vários filmes consagrados pela crítica, em 1976 ele realizou “Jonas” revelando a expectativa de uma geração desiludida com o seu passado e que não sabia o que esperar de um novo século que se aproximava. Política, questionamentos e muitas dúvidas são os elementos básicos dos oito personagens do filme que foi exibido em Belém no final dos anos 70 e foi eleito um dos melhores no ano que foi exibido. Curta-metragem: “O Mundo de Célia” SESSÃO ACCPA/IAP "JONAS QUE TERÁ 25 ANOS NO ANO 2000" CINECLUBE ALEXANDRINO MOREIRA (AUDITÓRIO DO IAP - INSTITUTO DE ARTES DO PARÁ) SEGUNDA DIA 11/04/11 HORÁRIO : 19 H ENTRADA FRANCA INADEQUADO PARA MENORES DE 10 ANOS APÓS O FILME, DEBATE ENTRE O PÚBLICO E CRÍTICOS DA ACCPA Próximo Programa – Dia 25/04/11 Homenagem à Elizabeth Taylor - “Cerimônia Secreta” de Joseph Losey www.accpara.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)