quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

"POSSESSÃO" DE A. ZULAWSKI DIA 04/01/10

"POSSESSÃO"
Original: Possession – França/Alemanha, 1981
Direção: Andrzej Zulawski
Roteiro: Andrzej Zulawski
Elenco Isabelle Adjani, Sam Neill e Henz Bennent.
Argumento : Desconfiado que sua esposa Anna (Isabelle Adjani) o está traindo co outro homem, Mark (Sam Neill) resolve seguir seus passos. Passando por séria crise conjugal, Mark ainda se envolve num assassinato. Seguindo os passos de Anna, Mark descobre que ela vive um bizarro relacionamento com uma estranha criatura.
Importância Histórica : Escrito e dirigido pelo aclamado diretor Andrzej Zulawski (indicado ao prêmio de melhor diretor do Festival de Cannes) este filme, apresentado pela primeira vez em versão sem cortes, deu a Isabelle Adjani o prêmio de Melhor atriz de Cannes de 1981. A obra de Zulawski pode ser vista como um filme de terror ou drama, dependendo da interpretação de cada espectador. Zulawski causou perplexidade na crítica mundial com seu estilo provocador e metafórico neste trabalho que não agradou ao grande público na época mas que hoje se tornou um dos filmes mais enigmáticos produzidos nos anos 80.
"POSSESSÃO"
Cineclube Alexandrino Moreira
Segunda-feira Dia 04/01/10
19 h
Entrada Franca
Após o filme, debate entre os críticos da ACCPA e os espectadores
Próximo Programa: Dia 18/01/10 - “ERASERHEAD” de David Lynch

Blog da ACCPA: http://www.accpara.blogspot.com

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

"ADORÁVEL VAGABUNDO" DE FRANK CAPRA DIA 21/12/09

"ADORÁVEL VAGABUNDO"
Original: Meet John Doe- EUA,1941.
Direção de Frank Capra
Roteiro de Robert Riskin de uma história de Richard Connell e Robert Presnell.
Fotografia de George Barnes
Música de Dimitri Tiomkim
Elenco: Gary Cooper, Bárbara Stanwyck, Edward Arnold, Walter Brennan,James Gleason.
Argumento: Uma jornalista, ao ser despedida do emprego, faz de sua última coluna resposta à uma carta de protesto contra os desmandos municipais. Ela inventa o leitor, assinando John Doe. O sucesso da carta leva a direção de jornal e rever a medida de despedir a jovem e pedir à ela que procure alguém para ser o tal John Doe. Numa espécie de concurso ela encontra um ex-jogador de beisebol, aposentado por ter quebrado a mão. O tipo, uma pessoa humilde, encarna de tal forma o personagem que se sente um John Doe, criando clubes de fraternidade com o seu nome. Mas a prefeitura reage e desmente em público o herói.Ele, então, promete se atirar do alto do Edifício Empire(NY) na noite de Natal. Passa o tempo e todos pensam que o fato foi esquecido. Menos a jornalista e as autoridades da comarca, que flagram John Doe querendo se atirar.
Importância Histórica: O filme foi feito antes da entrada dos EUA na 2ª.Guerra, sendo o último de Capra a estrear antes dele seguir para o campo de batalha como emissário do governo Roosevelt encarregado defilmar os acontecimentos (base da série de documentários “Por que nós Combatemos” - Why we Fight/1944/45).Capra exibiu o filme em sessão prévia com 4 finais, deixando o público decidir o melhor.Para muitos é o melhor trabalho sobre a politica de Franklin Roosevelt denominada New Deal, formula para vencer a Depressão pós queda da bolsa em 1929.Um clássico do cinema americano.

SESSÃO ACCPA/IAP
"ADORÁVEL VAGABUNDO"
Cineclube Alexandrino Moreira (Auditório do IAP)
Segunda Dia 21/12/09
19 h
Entrada Franca
*Após o filme, debate entre o público e críticos da ACCPA.
Programação : ACCPA

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

"O ANJO EXTERMINADOR" DE LUIS BUÑUEL DIA 14/12/09


"O ANJO EXTERMINADOR"
Original; El Angel Exterminador-México, 1962
Direção e roteiro de Luis Buñuel
Fotografia de Gabriel Figueroa
Musica de Raul Lavista
Elenco:Silvia Pinal, Enrique Rabal, Cláudio Brook, José Baviera ,Augusto Benedico.
Argumento: Membros da elite reúnem-se para um jantar. Terminada a refeição não sabem nem se esforçam em/como sair da sala.
Importância Histórica: Em seu melhor filme da fase mexicana, LuisBuñuel dá asas à sua forma artística preferida: o surrealismo. Eaproveita para uma abordagem critica contundente à uma classe social.No Festival de Cannes de 1962 o filme esteve entre os finalistas,perdendo para o brasileiro “O Pagador de Promessas”.
SESSÃO ACCPA/IAP
"O ANJO EXTERMINADOR"
Cineclube Alexandrino Moreira (Auditório do IAP)
Segunda-feira Dia 14/12/09
19 h
Entrada Franca
Após o filme, debate entre os espectadores e críticos da ACCPA
Programação : ACCPA(Associação dos Críticos de Cinema do Pará)
Próximo Programa:
Dia 21/12/09 - "ADORÁVEL VAGABUNDO" de Frank Capra