quarta-feira, 26 de agosto de 2009

"CONSCIÊNCIAS MORTAS" COM HENRY FONDA DIA 31/08/09

"CONSCIÊNCIAS MORTAS"
Original: The Ox-Bow Incident, EUA, 1943.
Direção de William A. Wellman
Roteiro de Lamar Trotti e Walter Van Tilburg Clark (autor do original)
Fotografia de Arthur c. Miller
Música de Cyril J. Mockridge
Elenco: Henry Fonda, Dana Andrews,Mary Beth Hughes,Anthony Quinn.
Resumo:Dois vaqueiros desempregados estão de passagem por uma aldeia quando vêem a aglomeração em torno de um assassinato seguido de roubo de gado.O morto era um fazendeiro muito querido no lugar e junta-se uma tropa de amigos dele para capturar os criminosos e enforcá-los. O xerife não está na cidade, mas isto não impede que a turma de justiceiros marche para o local onde os assassinos estariam acampados. Os visitantes seguem e vêem um julgamento forjado que condena três pessoas à morte sem que se prove, verdadeiramente, o crime. Depois do enforcamento, os algozes encontram o xerife e sabem que não houve nem mesmo uma vitima.
Importância Histórica: Feito durante a 2ª,Guerra Mundial o filme foi um impacto diante do público americano por seu caráter critico às formas de violência. Mesmo sendo um roteiro duro (a história original foi escrita por Walter Van Tilburg Clark) foi candidato ao Oscar e ganhou o prêmio do National Board of Revue. Impressionou, sobretudo como uma história pacifista que vê a violência como um mal que pode atacar pessoas pacatas, contrariando a expectativa dos filmes de guerra que não questionavam isso e sim uma vitória a qualquer preço. E a direção conseguiu criar um clima de angustia, usando uma fotografia contrastada que lembra os clássicos expressionistas ou, como se disse depois, resultou em um filme o adjetivo de “western noir”.
SESSÃO ACCPA/IAP
"CONSCIÊNCIAS MORTAS"
Segunda Dia 31/08/09
Cineclube Alexandrino Moreira (Auditóro do IAP)
Horário : 19 h
Entrada Franca
*Após o filme, debate entre o público e os críticos da ACCPA
Programação : ACCPA



quarta-feira, 19 de agosto de 2009

"A MORTE NUM BEIJO" DE ROBERT ALDRICH DIA 24/08/09

"A MORTE NUM BEIJO"
Original: Kiss me Deadly - EUA-1955
Direção de Robert Aldrich
Roteiro de A. I. Bezzerides baseado no livro de Mickey Spillane
Fotografia de Ernst Laszlo
Música de Frank Devol
Elenco: Ralph Meeker, Albert Dekker e Paul Stewart.
Resumo: O detetive Mike Harper viaja em seu carro de noite quando depara no meio da estrada com uma jovem loira vestida com roupa de dormir que, angustiada, lhe pede ajuda. Ele pára o carro, faz a moça entrar, mas não demora e é abordado por uma figura misteriosa que surge de repente. Há um desastre, a carona morre e Mike vai parar num hospital. Recuperando-se ele se propõe a investigar a vida da morta e dessa forma penetra numa facção misteriosa que termina por levá-lo à uma caixa preta onde se abriga um mistério ainda maior.
Importância Histórica: O típico “filme noir”, saído da imaginação de um escritor prolífico das histórias policiais (Spillane) ganhou uma dimensão incomensurável com a direção de Robert Aldrich (“Morte sem Glória”, “Os Doze Condenados”, “A Grande Chantagem”, “O Que Terá Acontecido à Baby Jane?”), enveredando por outros gêneros, até mesmo a ficção-cientifica. As imagens traduzem a sordidez do ambiente onde se passa a história e segue em uma linguagem dinâmica até a um climax apocalíptico que foi visto na estréia do filme como uma síntese do poder do mal no mundo moderno.Saudado como obra-prima por muitos críticos, “Kiss me Deadly” é hoje referência de um gênero que deu ao cinema muitos títulos meritórios.


SESSÃO ACCPA/IAP
"A MORTE NUM BEIJO"
DIA 24/08/09
CINECLUBE ALEXANDRINO MOREIRA (AUDITÓRIO DO IAP)
HORÃRIO : 19 H
ENTRADA FRANCA
*Após o filme, debate entre o público presente e críticos da ACCPA


Programação : ACCPA

Próximo Programa:
Segunda-feira Dia 31/08:”CONSCIÊNCIAS MORTAS” de William Wellman

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

"OS INCOMPREENDIDOS" DE TRUFFAUT DIA 17/08 EM HOMENAGEM AOS 50 ANOS DA NOUVELLE VAGUE

"OS INCOMPREENDIDOS"
Original: Les 400 Coups-França,1959
Direção de François Triffaut
Roteiro de Truffaut e Marcel Moussy .
Fotografia de Henri Decae
Música de Jean Constantin
Elenco: Jean Pierre Léaud,Claire Maurier,Albert Rémy, Guy Decomble e Georges Flamant.
Resumo : Antoine Doinel , adolescente que vive em Paris com a mãe e o padrasto, sente-se oprimido pela ausência de carinho e o mau encaminhamento na escola. Com o colega René passa a executar alguns “golpes”(dão o titulo original “400 Golpes”) como roubar cartazes de filmes exibidos nas galerias de cinemas, e dá-se mal quando tenta levar a máquina e escrever de um escritório. Jogado pela família numa escola correcional, depois de dois dias preso numa delegacia, consegue fugir e chegar ao mar que nunca havia visto.

Importância Histórica: O primeiro longa-metragem de François Truffaut (1932-1984) praticamente inaugurou o movimento “Nouvelle Vague”, proposta de renovação estética do cinema francês comanda por críticos da revista “Cahiers du Cinema” (ele, Jean Luc Godard, Claude Chabrol, Eric Rhomer e Jacques Rivette, chamados por eles mesmos de “jovens turcos”).
Com farpas biográficas o filme exibe influencias do movimento neo-realista e uma grande sensibilidade, característica que perseguiria a obra de Truffaut diferindo-a do que fizeram os seus colegas.O cineasta trabalhou intensamente até morrer, não só dirigindo como atuando (ele interpretou o cientista de “Contatos Imediatos do 3° Grau” e o professor de “O garoto Selvagem”). Amava o cinema e sempre demonstrou isso. O ator Jean Pierre Léaud e a personagem Antoine Doinel seriam vistos como o seu “alter ego”, aparecendo em pelo menos 5 filmes onde se inclui a seqüência de “Os Incompreendidos”, o curta-metragem da coletânea “Amor aos 20 Anos”.

SESSÃO ACCPA/IAP
Cineclube Alexandrino Moreira
(Auditório do Iap, ao lado da Basílica de Nazaré)
Segunda-feira Dia 17/08/09
Horário : 19 h
Entrada Franca
*Após a sessão, debate entre os presentes e críticos da ACCPA

Próximos Programas :
Segunda-feira Dia 24/08 - "A Morte num Beijo" de Robert Aldrich
Segunda-Feira Dia 31/08 - "Consciências Mortas" de William Wellman