segunda-feira, 20 de julho de 2009

"ASSASSINOS" COM BURT LANCASTER SEGUNDA-FEIRA DIA 27/09/09


"ASSASSINOS"
Original: The Killers-EUA,1946
Direção de Robert Siodmak
Roteiro de Anthony Veiller, Richard Brooks e John Huston baseado no texto de Ernst Hemingway
Fotografia de Elwood Bredell
Música de Miklós Rozsa
Elenco: Burt Lancaster, Ava Gardner, Edmond O’Brien, Albert Dekker, Sam Levene
Resumo: Boxeador aposentado conhecido como “Sueco”(Lancaster)é assassinado e deixa uma fortuna para a empregada de um hotel que mal o conhecia. O detetive Jim Reardon(O’Brien) investiga o caso e tudo converge para Kitty Collins (Gardner) e uma gangue ligada a um assalto milionário.
Importância Histórica: Exemplo de “film noir”, ressaltado na fotografia contrastada, na trilha sonora e principalmente na postura das personagens, levando ao clima policial que se tornou básico no gênero.O nome “film noir” veio dos críticos franceses às produções norte-americanas de baixo orçamento que se caracterizavam por histórias de detetives, cinegrafia que explorava o contraste de luz e um realismo desafiador do Código Hayes, a censura da época que limitava a expressão dos realizadores. Mesmo assim, neste clássico de um cineasta que se deu bem no gênero, os ferimentos não exibem sangue. Era proibido mesmo no imediato após-guerra.Os cineastas Richard Brooks (que faria “À Sangue Frio” e “Os Profissionais”) e John Huston (considerado “pai” dos “noir” com o seu “Relíquia Macabra” ou “O Falcão Maltês”) trabalharam no roteiro sem assinarem.

SESSÃO ACCPA/IAP
CINECLUBE ALEXANDRINO MOREIRA
(Auditório do IAP ao lado da Basílica de Nazaré)
"ASSASSINOS"
SEGUNDA-FEIRA DIA 27/07/09
HORÁRIO:19 H
ENTRADA FRANCA
PROGRAMAÇÃO : ACCPA
*Após o filme, debate entre os espectadores e críticos da ACCPA

domingo, 19 de julho de 2009

NOVOS CURTAS DE ANIMAÇÃO NA SEGUNDA DIA 20/07/09

O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibe nesta segunda-feira, dia 20, mais uma sessão de curtas de animação, dando continuidade à programação do dia 13, que teve grande participação do público. O programa reúne sete curtas, feitos em diversas técnicas, dando ao espectador um interessante panorama da produção no gênero. A sessão começa às 19h, com entrada franca e censura livre, e após a exibição haverá um bate-papo com o Cássio Tavernard, realizador dos curtas “A Onda – Festa na Pororoca”, e “A Turma da Pororoca”. Integram a programação os seguintes curtas: “Alma Carioca - Um Choro de Menino”, de William Côgo (RJ, 2002); “Disfarce Explosivo”, de Mário Galindo (SP, 2000); “Historietas Assombradas (Para Crianças Malcriadas)”, de Victor-Hugo Borges (SP, 2005); “Isabel e o Cachorro Flautista”, de Christian Saghaard (SP, 2004); “Mitos do Mondo: Como Surgiu a Noite?”, de Andrés Lieban (RJ, 2005); “O Nordestino e o Toque de sua Lamparina”, de Ítalo Maia (CE, 1998); e “O Tamanho que Não Cai Bem”, de Tadao Miaqui (RS, 2001).
Segundo a Programadora Brasil, responsável pelo acervo exibido, mesmo não se configurando uma definitiva síntese da animação brasileira dos últimos anos, o programa aponta as virtudes e singularidades da cinematografia brasileira dirigida ao público infantil. Na animação paulista “Disfarce Explosivo”, há um clima próximo às situações cômicas que Mazzaropi ambientava no meio rural brasileiro. Tecnicamente bem produzido, o filme remete à animação "A Fuga das Galinhas", preservando um humor que, às vezes, soa ingênuo.
Em “O Tamanho que Não Cai Bem” vemos um ótimo resultado de uma oficina realizada com crianças de uma escola de Porto Alegre. Esta animação tem na ingenuidade e no aspecto lúdico suas maiores forças. Outra qualidade: os desenhos dos personagens se alternam em alguns momentos, criando uma espécie de fluxo interno proporcional à transitoriedade da vida.
“Isabel e o Cachorro Flautista” mistura imagens em 35mm e desenhos animados. Sob um tom de fábula, o espectador mergulha em um universo fantástico com certa facilidade, graças à interpretação singela da estreante Júlia Freitas. O filme tem na inocência sua principal virtude.
Uma das animações brasileiras mais premiadas nos últimos anos, “Historietas Assombradas (para crianças malcriadas)” é composta por três histórias livremente adaptadas do folclore brasileiro. Produzido com uma técnica mista, o curta apresenta uma fluidez narrativa encantadora, fortalecida pela voz sóbria de Mirian Muniz. Com uma estética próxima aos filmes de Tim Burton, trata-se de um ótimo exemplo de como apresentar temas de nossa cultura sob uma narrativa dinâmica e não-didática.
Em “Alma Carioca: Um Choro de Menino”, além da trilha sonora impecável, há também a evocação de um Rio nostálgico, sem a violência e a pobreza dos dias atuais. O excessivo idealismo, porém, se revela um mecanismo didático, ignorando contradições e controvérsias tão naturais a uma narrativa dramática.
Produzido pela TVE Brasil, “Mitos do Mondo: Como Surgiu a Noite” unifica as diversas raízes que formam o que se poderia chamar de "civilização brasileira". A animação tem como principal mérito apresentar a cultura indígena de forma não-depreciativa, ainda que, em alguns momentos, o conteúdo se revele um tanto caricato.
“O Nordestino e o Toque de sua Lamparina” foi produzido pelo Núcleo de Animação da Casa Amarela, no Ceará. Mostra o inusitado encontro de um sertanejo e um daqueles gênios típicos das histórias contadas no lendário “As Mil e Uma Noites”. Com um toque de humor, e trilha sonora adequada, o filme oferece um tratamento mais lúdico a um tema tão associado às mazelas sociais.

Curtas de Animação
Dia 20/07
Segunda-feira
Horário : 19h
Cineclube Alexandrino Moreira(Instituto de Artes do Pará)
Entrada franca.
Após a sessão, haverá um bate-papo com Cássio Tavernard
Apoio : ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará)

segunda-feira, 6 de julho de 2009

"NINOTCHKA" COM GRETA GARBO DIA 13/07/09 ÀS 19 H

"NINOTCHKA"
Origem; EUA, 1939.
Direção de Ernst Lubitsch
Roteiro de Charles Brackett, Billy Wilder, Walter Reisch de um livro de Melchior Lengyel.
Fotografia de William H. Daniels
Música de Werner R. Heymann
Elenco: Greta Garbo, Melvyn Douglas, Ina Claire, Bela Lugosi,Sig Ruman.
Resumo do argumento: Três russos vão a Paris vender as jóias da Duquesa Swana. Mas os seus superiores na União Soviética mandam um emissário saber dos negócios e trazer de volta os vendedores. O emissário é a oficial Ninotchka (Garbo), comunista convicta que pretende resistir aos encantos da cidade capitalista, mas sucumbe aos galanteios de um garboso francês (Douglas). Importância histórica: O filme foi anunciado com a frase “Garbo ri”. Explica-se: a atriz sueca, uma das estrelas mais fulgurantes do cinema desde a fase muda, havia feito mais de duas dezenas de filmes dramáticos. O seu perfil de seriedade parecia imune à comédia. Mas assim, como a personagem do filme de Lubitsch, ela deixou-se seduzir pelo tema e, numa seqüência, dá uma prolongada gargalhada (quando Melvyn Douglas cai de uma cadeira num restaurante).Lubitsch dizia que “ao menos duas vezes ao dia até mesmo o mais digno dos seres humanos banca o ridículo”. Desta forma defendia o que se conhecia como “Lubitsch touch” ou o seu modo de dirigir comédia. Ele, afinal, foi o professor de Billy Wilder, diretor de jóias do gênero como “Quanto Mais Quente Melhor”.Em 1957 a MGM refez o argumento em um musical chamado “Meias de Seda”(Silk Stockins) com música de Cole Porter e interpretações de Fred Astaire e Cyd Charisse. Foi o último filme do consagrado diretor de dramas Rubem Mamouliam.

SESSÃO ACCPA
"NINOTCHKA"
CINE CLUBE ALEXANDRINO MOREIRA
AUDITÓRIO DO IAP (ao lado da Basílica de Nazaré)
SEGUNDA DIA 13/07/09
HORÁRIO : 19 H
ENTRADA FRANCA
*Após a exibição do filme, debate entre o público e os críticos da ACCPA

quarta-feira, 1 de julho de 2009

COLETÂNEA "ANIMAÇÃO´PARA ADULTOS" SEGUNDA-FEIRA DIA 06/07 ÀS 19 H

Coletâna "ANIMAÇÕES PARA ADULTOS"
Exibição de curtas de animação feitos para o público adulto.
Filmes da coletânea :
-“Desirella” de Carlos Nogueira
-“Deu no Jornal” de Yanko Del Pino
-“Engolervilha
-“02 Conjunto Residencial” de Adam Carvalho
-“Onde Andará Petrúcio Felker” de Allan Silber.

O realizador paraense Cássio Tavernard fará os comentários após a exibição dos filmes.

"ANIMAÇÕES PARA ADULTOS"
CINECLUBE ALEXANDRINO MOREIRA (AUDITÓRIO DO IAP)
SEGUNDA-FEIRA DIA 06/07/09
HORÁRIO: 19 H
ENTRADA FRANCA
PROGRAMAÇÃO : PROGRAMADORA BRASIL
APOIO : ACCPA