terça-feira, 28 de abril de 2009

"GUNDA DIN" COM CARY GRANT DIA 04/05 ÀS 19 H


"GUNGA DIN"

Origem: EUA, 1939

Direção de George Stevens

Roteiro de Joel Syre e Fred Guil de um argumento de Bem Hecht e Charles MacArthur com base em um poema de Rudyard Kipling.

Elenco: Cary Grant, Victor McLaglen. Douglas Fairbanks Jr, Sam Jaffe,Eduardo Cianelli, Joan Fontaine.

Argumento: Durante a campanha colonialista inglesa na Índia do século XIX três soldados amigos (Cary Grant, Victor McLaglen e Douglas Fairbanks Jr) exploram a região dos Thuggee, adoradores da deusa da morte, Kali. Brincalhões, eles enfrentam os fanáticos e tentam salvar uma patrulha que se aproxima de uma emboscada. Mas desta vez o heroísmo cabe ao corneteiro do pelotão, o indiano Din (Sam Jaffe), que sacrifica a própria vida para salvar seus amigos ingleses.

Importância Histórica: Muitos filmes exaltaram o colonialismo inglês, como “As 4 Penas Brancas” e “Beau Geste”. Mas “Gunga Din” o faz de forma alegre prestigiando um tipo local, um indiano aparentemente frágil que se revela o herói da história mesmo favorecendo os estrangeiros que ocupam o seu país.A aventura de heróis ousados é tratada em ritmo vertiginoso pelo diretor que mais tarde faria clássicos como “Os Brutos Também Amam”(Shane) e “Um Lugar ao Sol”. Douglas Fairbanks Jr tem a chance de fazer um papel típico do que fazia o seu pai no cinema mudo e Cary Grant, mesmo na pele de um audacioso soldado é o mesmo comediante de clássicos dirigidos por Howard Hawks ou Leo McCarey.

Data de Exibição : 04/05/09

Local : Cine Clube Alexandrino Moreira - Auditório do IAP (Instituto de Artes do Pará) ao lado da Basília de Nazaré

Horário : 19 h

Entrada Franca com debate entre os presentes após a exibição do filme


Programação : ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará)


domingo, 26 de abril de 2009

"PORTO DE CAXIAS" EM EXIBIÇÃO DIA 27/04 ÀS 19 H


"Porto de Caxias"
Direção : Paulo César Sarraceni
Elenco : Reginaldo Farias, Irma Alvares
Ano de produção : 1962
Exibição : Dia 27/04
Horário : 19 h
Entrada Franca
Sinopse : Uma mulher, querendo matar o marido que a oprime, procura ajuda de seu amante, de um soldado e de um barbeiro, mas eles se negam a cometer o crime. A cidade do interior onde moram revela a decadência: uma fábrica parada, um convento em ruínas, o barulho de trem, um vazio parque de diversões, uma feira sem entusiasmo, um comício sem força reivindicatória. Disposta a libertar-se do meio, a mulher decide colocar seu plano em prática sozinha.
Programação : IAP/Programadora Brasil
Local: Auditório do IAP (Instituto de Artes do Pará) ao lado da Basílica de Nazaré

Apoio : ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará)

terça-feira, 14 de abril de 2009

"OS BRUTOS TAMBÉM AMAM" DE GEORGE STEVENS EM EXIBIÇÃO DIA 20/04 ÀS 19 H


"OS BRUTOS TAMBÉM AMAM"
Exibição Dia 20/04 (Segunda-Feira)
Auditório do IAP (ao lado da Basílica de Nazaré)
Entrada Franca
Original: Shane – EUA, 1952
Direção e Produção de GEORGE STEVENS
Roteiro de A. B. Guthrie Jr. baseado no romance de Jack Schaefer
Diálogos adicionais de Jack SherF
Fotografia de Loyal Griggs
Música de Victor Young
Elenco: Alan Ladd, Jean Arthur, Van Heflin, Brandon De Wilde, Jack Palance, Bem Johnson, Edgar Buchanan.
Resumo do argumento: Um cavaleiro solitário, Shane (Ladd) chega a uma fazenda cobiçada por um pecuarista inescrupuloso. O fazendeiro (Heflin) e sua mulher (Arthur) abrigam o estranho que passa a ajudar nos afazeres da casa. Quando o inimigo aperta o cerco, ajudado por um temível pistoleiro(Palance), Shane apresenta-se como o principal elemento de resistência, mostrando as suas origens no manejo do revolver. A sua valentia ganha a admiração do garoto( De Wilde) filho dos novos amigos.
Importância Histórica: O herói de Jack Sher é o arquétipo do cowboy valente que o cinema popularizou no gênero “western”. O filme de George Stevens é um dos mais felizes na exposição desse herói histórico. E Alan Ladd, um ator de pouca versatilidade, nunca esteve tão bem como no papel do cavaleiro solitário, mito que seria explorado com evidencia no tom de lenda por Clint Eastwood, anos mais tarde.A música de Victor Young e a fotografia em esplendoroso technicolor deixam um quadro de grande beleza a abrigar a violência que norteava a vida de pioneiros da colonização norte-americana.
O programa deste mês do Cine Clube Alexandrino Moreira, com a exibição de “Shane”, presta uma homenagem a seu patrono, um grande incentivador do cinema em Belém, que tinha o filme entre os seus prediletos. Ele estaria fazendo aniversário no dia 29 de abril.

Pedro Veriano

quarta-feira, 8 de abril de 2009

"A MARVADA CARNE" DIA 13/04 ÀS 19 H


Dia 13/04, segunda-feira, no Cine Clube Alexandrino Moreira, às 19 h, o IAP (Instituto de Artes do Pará) em parceria com a Programadora Brasil, exibirá o filme “A Marvada Carne”, filme de André Klotzel com Fernanda Torres.
O filme conta a história de Nhô Quim que perambula com seu cachorro pelo interior paulista, sonhando com duas coisas: encontrar uma noiva e comer carne de vaca.
O filme ganhou vários prêmios no Festival de Gramado.
Entrada Franca.
Apoio : ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará)